sexta-feira, 20 de julho de 2012

VOCÊ JÁ OUVIU A EXPRESSÃO “COMO SEPULCRO CAIADO”?


Olá, a paz do Senhor Jesus!

Hoje estou compartilhando uma reflexão que fiz com o Senhor a respeito dessa expressão “sepulcro caiado”.

Estava me lembrando de que tem um trecho... de um apelo, digamos assim, que a Ana Paula Valadão fez quando o Grupo Diante do Trono cantou o louvor Preciso de Ti, em que ela diz assim:

“...De que adianta: ser conhecido? Ter uma saúde, uma beleza exterior? Ter vida cheia de aparências? Religiosidade e tradições me afastam tanto de ti senhor!! Pra que tanta mentira? E falsidade? Máscaras no meu rosto me fazem morrer! Por dentro sou vazio, fedendo. Como um sepulcro caiado! Vem mudar o meu interior, arrancar a sujeira, o vazio Senhor. Preenche a minha vida, preciso de Ti Senhor! Preciso da tua alegria, da tua vida, da tua satisfação. Eu preciso de Ti! Mais do que tudo! Só tu és minha fonte de vida! ÔÔÔ atrai-me senhor, a um relacionamento íntimo e sincero contigo, atrai-me! Atrai-me Senhor! Atrai o meu coração... para Ti... para Ti... preciso de Ti...”

Quando surgem certas oportunidades, eu as aproveito. E em algumas ocasiões eu costumo dizer que quando a gente fala em Deus, todo mundo aceita e até fala algo que corresponde ao que a gente está falando de Deus. Mas, quando a gente tenta se aprofundar um pouquinho mais, falar de Jesus e tals... Aí a coisa começa a mudar de figura. Daí já fica estampado na cara da pessoa uma expressão de desconforto e aquele ar de: “coitada, ta fanática”.

Mas, costumo dizer também que isso é meio incoerente nessas pessoas. Porque se a pessoa diz que crê em Deus, automaticamente ela tem que acreditar em Jesus. É uma conseqüência. Porque o próprio Deus testifica que Jesus é SEU FILHO AMADO!

Então existe Deus e existe Jesus. E, se existe Deus e existe Jesus, existe o que Jesus ensinou! E se existe Deus, existe Jesus, e existe o que Jesus ensinou, sua palavra é real e verdadeira. E sendo sua palavra real e verdadeira, esta palavra que ele falou e ficou registrada, existe, é real e verdadeira e nós temos que estudá-la, prestar atenção, porque é um alerta muito sério:

<<<<Capítulo 23 de Mateus, os versículos 27 e 28 diz assim:

27 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! poisque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
28 - Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.”

Sepulcros caiados. Essa é uma acusação de Jesus aos religiosos da sua época. Esse é um alerta para nós hoje em dia. Todos nós. Sem exceção!

Um sepulcro caiado é algo que parece novo e limpo (branquinho!), mas na verdade não passa de mera aparência. Parece, aos que estão vendo de fora, um lugar bonito e preparado para algo especial. Mas, quando entramos no seu interior vemos toda a imundície.

Jesus, nesse texto, acusou os religiosos de sua época de hipócritas, atores que encenam uma vida de santidade e devoção, mas que na verdade estão mortos em sua própria iniqüidade. São sepulcros cheios de todo tipo de imundície. São bonitos por fora, mas estão cheio de ossos secos. Por fora parecem justos, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade. >>>

Referência desse texto acima você encontra no link abaixo, você copia e cola no seu navegador: http://ipipendencias.blogspot.com.br/2009/04/o-sepulcro-e-seu-significado-para-nos.html

Jesus disse que existem pessoas que agem como um sepulcro caiado, ou seja, são podres por dentro, mas com uma aparência de belo... túmulo fétido por dentro, mas com uma bela pedra pintada de cal branco, ou pedras de mármore por fora, escondendo sua verdadeira aparência... E se Jesus disse, está dito!


Fica para nós meditarmos, olharmos todos os dias para dentro de nós mesmos e analisarmos o que estamos sendo diante de todos aqueles que amamos, de todos com os quais nos relacionamos, de todos aqueles sobre os quais temos alguma influência!

Sepulcro caiado... Quem você é? Deixo essa reflexão para você!

Um grande abraço! Um beijo no seu coração!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

DEUS É AMOR.


Olá... A paz do Senhor Jesus!

Hoje estou compartilhando algumas reflexões que tenho tido em comunhão com o Senhor Deus sobre esse tema AMOR.
As pessoas falam tanto em "ajudar os outros", em "caridade", em "solidariedade"... em AMOR. São frases, poemas, mensagens, músicas e presentes de AMOR... Mas, olha só o que o Espírito de Deus diz sobre o AMOR: “DEUS É AMOR”.

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”. (1 João 4:16)

Refletindo sobre esse texto bíblico, noto que há um parâmetro para entendermos se estamos vivenciando essa palavra AMOR... DEUS É AMOR... Sendo Deus AMOR... todo aquele que permanece no amor permanece em Deus... e vice-versa... Uma condição não se desliga da outra! Olha a profundidade da coisa toda:

I Corintios 13 diz:

1 - AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Que amor é esse? Ou seria melhor dizer: “Quem” é esse amor?

Deus é amor. Deus é assim conosco. Ele está conosco em nossos sofrimentos. Ele é benigno para conosco em nossas falhas e fraquezas, todos os dias se pensarmos bem temos provas disso! Deus não nos trata com leviandade e nem se ensoberbece... Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16) Em Deus não há indecência, não há egoísmo. Deus está constantemente interessado nos nossos interesses, tanto é que ele levanta homens e mulheres para falar a Sua Palavra, uma palavra que dá vida às pessoas! Em Deus não encontramos injustiças, ao contrário, encontramos sempre a verdade... E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8:32)Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8:36)

9 - Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
8 - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Deus é amor. E Ele nunca falha. As profecias serão aniquiladas, as línguas vão cessar, a ciência (a busca pelo conhecimento) desaparecerá. Mas:

10 - ... quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado...

12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Esse AMOR que está falando é o AMOR que temos dentro de nós quando temos Deus e o amor Dele habitando em nós. E é esse amor que nos torna completos, nos capacita a amar de forma plena e correta.

Como isso acontece? Olha só o que diz em Gálatas 5, a explicação que Paulo dá aos Gálatas.

Gálatas 5:

17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
16 - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

22 - ... o fruto do Espírito é: AMOR, GOZO, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FÉ, MANSIDÃO, TEMPERANÇA.
23 - Contra estas coisas não há lei.

Entre as outras definições, peguei no dicionário as que melhores se encaixam ao conceito bíblico de amor:

1) Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição; 2) Grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial, amor materno); 3) Ligação afetiva com outrem; 4) Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém (ex.: amor à humanidade, amor aos animais);
5) Qualidade do que é suave ou delicado (ex.: faz isso com mais amor). = Brandura. Delicadeza. Suavidade.
6) Ligação intensa de caráter filosófico, religioso ou transcendente (ex.: amor de Deus);
7) Grande dedicação ou cuidado (ex.: amor ao trabalho), ZELO.


ENTÃO, essa é a qualidade do amor que Deus coloca em nós por meio do Espírito Dele, o Espírito Santo (ou o Espírito de Deus como muitos gostam de se referir).


E o contrário disso, é o amor carnal, o amor nosso sem a influência, sem o governo, sem sermos guiados pelo AMOR DE DEUS, quando o Espírito de Deus não habita em nós:


19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


Os que criticam tanto o que está escrito na Bíblia... eu pergunto: esse texto está falando bobagem? Tem alguma mentira aí? O QUE VOCÊ VÊ ACONTECENDO O TEMPO TODO HOJE EM DIA?
24 - E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26 - Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

E ainda tem outro texto que complementa este acima que diz assim:

Efésios 5:

1 - SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2 - E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
3 - Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
4 - Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
6 - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Reparou ali? Em amor, como Cristo vos amou... Como Cristo amou? Que tipo de AMOR? O amor de Deus, porque Deus é o Pai, e DEUS é AMOR >>> Jesus se entregou em amor >>> por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Meu irmão, minha irmã, meu amigo, minha amiga... visitante... Não tem ximxim minha nega, como diz o dito popular... Se, quando você olhar para os relacionamentos afetuosos que você tem com as pessoas... teus pais, teus irmão, teus amigos, teus colegas de trabalho, teus vizinhos... e esse comportamento não refletir isso que está escrito nesses textos que coloquei, tanto os bíblicos como os dos dicionários que pesquisei... é melhor você parar tudo e refletir “largo y tendido”, ou seja, refletir longamente, profundamente, sem máscaras ou tapumes... Alguma coisa está errada e se você continuar... Já ouviu aquele ditado que fala “nadar e morrer na praia”?

Pois é isso... você pode fazer de tudo... voltamos lá no primeiro texto: você pode dar a sua vida... e mesmo assim não será nada e será como o sino que tine. E afinal, o que seria esse “sino que tine”?? Sino que soa, soa, soa...  Mas, fica lá no alto, tem aparência, todo mundo vê. Mas não faz nada por ninguém. Só faz barulho. 

É... é bom refletir... Faz a gente perceber que tem muita imitação por aí... Tem muita pirataria... Tem gente “comprando gato por lebre”, como diz o dito popular.

Quem diz esta frase “eu te amo”, tem que falar com conhecimento de causa... Entendendo que o amor é algo bom e que faz você ser alguém que reflete esse bom... E o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Eu, particularmente, não consigo conceber alguém dizendo pra mim: Claudia, eu te amo... E quando eu espero da parte dela atitudes que demonstrem isso, eu não recebo nada, nadica de nada, nem uma palavra, nem um telefonema, nem uma mensagem, nem um gesto sequer! Como então isso pode ser amor???

Amor nós já vimos anteriormente. Vamos ver qual é a idéia dos outros frutos:

GOZO: Prazer; fruição. Fruir Desfrutar.
PAZ: Quietação de ânimo, sossego, tranqüilidade, ausência de guerra, de dissensões, boa harmonia, concórdia, conciliação, paciência, pachorra.
LONGANIMIDADE: Caráter da pessoa que suporta as adversidades e que prossegue no seu empenho, apesar dos obstáculos. Bondade que faz desprezar as ofensas.
BENIGNIDADE: Afável. Favorável. Suave e bom. 
BONDADE: Disposição natural que nos leva a fazer bem e nunca mal. Brandura, benevolência. 
FÉ: Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro. Sentimento de quem acredita. Estado ou atitude de quem tem esperança em algo. Fidelidade. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se se não vêem". (Hebreus 11:1)
MANSIDÃO: Brandura de gênio. Quietação. Qualidade de manso. Manso é: que não é bravo, benigno, sossegado, tranquilo, domesticado, sereno, plácido.; que age com bons modos. 

Esse é o parâmetro que a gente tem que ter. Não dá pessoal. Não tem como você identificar as coisas na vida sem um parâmetro. E o parâmetro de Deus está aí >>> OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO na pessoa!


Me despeço, orando para que você seja edificado(a) com a reflexão. Que o texto desperte em você o desejo de investigar, pensar, refletir... e identificar o que está faltando na sua vida e o que você pode fazer para melhorar a situação!

Um grande abraço a você que perseverou e leu até aqui! Deus te abençoe poderosamente, em nome de Jesus!