sábado, 17 de agosto de 2013

ANTIGA ALIANÇA OU NOVA ALIANÇA? EIS A QUESTÃO...


Olá, a A PAZ DO SENHOR JESUS!

Você que veio ler o meu POST, o desejo do meu coração é que você possa ser esclarecido em algumas de suas dúvidas e incertezas. Que o Senhor abençoe a sua leitura e você saia da frente deste texto com um novo olhar para a obra maravilhosa que Jesus realizou!! 

Uma das primeiras coisas que a gente deve compreender nessa questão é que a lei do Antigo Testamento e todas as suas ordenanças, foram dadas ao povo judeu daquela época, não aos cristãos, pois a Igreja de Cristo nem existia ainda. 

Algumas das leis, por exemplo, Os Dez Mandamentos tinha como objetivo ensinar o povo judeu a maneira como eles deviam obedecer e agradar a Deus. Outras, tinham como objetivo mostrar como eles deviam adorar a Deus, esse é o caso do sistema de sacrifícios. Outras, era apenas diferenciar o povo judeu dos outros povos e nações, esse é o caso das regras em relação ao que comer e ao que beber.

Depois de me converter, sempre ao ler o Antigo Testamento, entendi que Deus havia tomando em suas mãos um povo bárbaro e indisciplinado, transformando-o numa NAÇÃO preparando-o para o que viria séculos depois. Por isso é citado o Antigo Testamento como  sendo AIO, ou seja, tutor. Era uma tutela até chegar a plenitude dos tempos: o tempo de Jesus.

Quando Jesus veio e concretizou o plano de Deus, isso tudo de leis e ordenanças, acabou!

Romanos 10:4 “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.”



“Romanos 3: 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” 

Pois é, geralmente as pessoas nos atacam com argumentos do tipo: ah, então se é assim, se só vale o Novo Testamento, então podemos pecar, podemos matar, podemos fazer de tudo... já que não temos que cumpris os mandamentos... É bem isso que está sintetizado em Romanos 3:31... Anulamos, pois, a lei pela fé?



Gálatas 3:23-25 “Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.”

Quando eu disse que a forma de salvação veio a ser como Deus havia dito que seria, é porque a aliança foi feita primeiramente com Abraão: 

Gênesis 12: 3 “... em ti serão benditas todas as famílias da terra.” 


Portanto é como está escrito: Gálatas 3:17 “Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, NÃO INVALIDA, DE FORMA A ABOLIR A PROMESSA.”

Você entendeu isso?

Deus fez uma aliança com Abraão e prometeu cumpri-la. A lei, que foi dada quatrocentos e trinta anos depois, não pode quebrar aquela aliança, nem anular a promessa de Deus. O mérito da salvação do homem não é do homem e sim de Jesus Cristo, pois é Ele (JESUS) quem justifica pelo seu sangue e também quem liberta das cadeias do demônio: 

João 8: 34-36 "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Este sempre foi o plano de Deus e Ele já havia dito isto muito antes de Jesus vir: Jeremias 31: 31-34 "Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.”

Deus aí já tinha estabelecido que Jesus viria. Aliás, muito antes disso, me atrevo a dizer, quando Deus falou com a Serpente (que é o Diabo), após o pecado. Veja:

Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente (semente de Eva: aí a promessa de Jesus); esta (Jesus) te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.


O Plano de Deus sempre foi este, para que seu Filho JESUS CRISTO fosse o primeiro entre muitos irmãos: 

Romanos 8: 28-29 "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Romanos 8: 30-33 "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”

Nós homens somos tão pequenos que quando Deus nos liberta de, por exemplo, um vício, nossa tendência é de nos acharmos melhores do que aqueles que ainda não foram libertos. Nunca façamos isto, antes reconheçamos que todo mérito (toda honra e toda glória) é de Deus e não nossa.

Lúcifer sendo criatura e muito menor quis ser igual a Deus (tocar na glória de Deus) e foi humilhado (expulso do reino de Deus e jogado na terra). Jesus por outro lado, sendo em forma de Deus se humilhou a si mesmo e por amor à nós veio viver como homem e suportou a morte de cruz e por isto foi engrandecido por Deus alcançando o lugar de maior honraÉ como está escrito: 

Lucas 14: 11 "Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”


"E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”

Portanto sejamos gratos a busquemos ter em nós o mesmo sentimento que houve em Jesus: 

Filipenses 2: 5-11 "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas, esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” 

E nunca nos gloriemos em nós mesmo, pelas nossas boas obras, mas somente em Jesus: 

Gálatas 6: 14 "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”


Vejamos que: se nós amamos a Deus, mas eu digo amar mesmo com confirmação do Espírito de Deus em nós, não estaremos adorando a outros deuses ou ídolos. E se amamos aos que nos cercam (nosso próximo), não os mataremos, não mentiremos para eles, não cometeremos adultério contra eles ou cobiçaremos o que a eles pertence. Portanto, não estamos sob nenhuma das exigências da lei do Velho Testamento... E eu termino meu recadinho com mais uma imagem:


Que a paz do Senhor Jesus Cristo seja sobre a sua vida!

Beijo no seu coração!