sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

UMA REFLEXÃO SOBRE O ANO QUE SE FINDA


OLÁ! A PAZ DO SENHOR JESUS!

Estava meditando nesta manhã no que diz o Novo Testamento sobre a fé das pessoas... a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo (o Evangelho)... Foi o primeiro versículo do dia que ganhei do Senhor!  Antes de continuar, quero deixar bem claro que estou FALANDO DO EVANGELHO DE CRISTO, JESUS, O SALVADOR DO MUNDO!

ASSIM ESTÁ ESCRITO:

Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao Evangelho. Pois Isaías disse: Senhor, quem creu a nossa mensagem? Logo a fé vem pelo ouvir, E O OUVIR VEM PELA PALAVRA DE CRISTO. ---- Romanos 10:15-17


Entendo deste versículo que é muito bom, é muito bonito, é muito formosa a atitude (ação) de quem anuncia as “boas novas” – o Evangelho de Jesus, o Salvador. Dessa atitude não se tira o mérito, pois é uma consequência da conversão. Mas, a “eficiência” (ou eficácia, resultado) da atitude de pregar o Evangelho, ou seja, se as pessoas vão ou não “ouvir”, não está na nossa atitude, na empolgação com que pregamos o Evangelho, no nosso esforço próprio, na capacidade humana, ou na repetição de um mesmo assunto. O OUVIR e esse OUVIR CREIO QUE NÃO TEM O SENTIDO COMUM DE ESCUTAR, porque escutar todo mundo escuta um monte de coisas todos os dias e no entanto nem presta atenção, nem tudo se fixa no entendimento das pessoas... 

Entendo pelo que o Espírito Santo tem me mostrado, que esse OUVIR é como aquilo que está escrito sobre a fé “cair em solo fértil”... ou não (tem uma referência bíblica sobre isso). Então, entendo que o OUVIR tem o significado da pessoa tomar conhecimento do Evangelho, das boas novas a respeito do que Jesus fez e o que ele deixou como ensino a respeito do Reino de Deus... seja por meio de voz, seja por meio de carta (epístola), seja por meio de um artigo, seja por meio de uma música, seja por meio de uma atitude de fé que outra pessoa tem mediante ter aceitado Jesus como Senhor e Salvador (testemunho), seja por uma pregação num púlpito, seja por uma conversa informal com pessoas que acreditam no Evangelho, seja por meio de uma imagem ou postagem na internet... 

A pessoa toma conhecimento do Evangelho... e o próprio Jesus Cristo fala com a pessoa em espírito... e então a Palavra de Jesus, que é o Cristo (o Messias, o Ungido de Deus, o Filho de Deus) é que entra no solo fértil do espírito, corpo e alma da pessoa e FAZ A CONVERSÃO, OCORRE O NOVO NASCIMENTO QUE PROVOCA A MUDANÇA DE VIDA, DÁ O CONHECIMENTO DO REINO DE DEUS E A JUSTIÇA DELE. O Espírito de Deus então começa a abrir o entendimento da pessoa e ela começa a ser esclarecida sobre todos os pontos que antes eram mistérios. O véu da ignorância se rasga e a pessoa começa a receber o ensino do próprio Cristo. 

Nesse processo não são as “nossas palavras” ou artifícios “humanos” que possamos usar; são as PALAVRAS DE CRISTO: o que ele deixou dito, o que ele deixou explicado, o que ele deixou determinado, o que ele deixou como exemplo, os mistérios que ele desvendou... O AMOR QUE ELE PROPAGOU!! :) ALELUIA! ALGO TREMENDAMENTE LINDO!!


ENTENDO QUE, só ficar batendo sempre na mesma tecla sobre um único e exclusivo ponto errado cometido pelo Sistema Religioso... não leva a pessoa ao CONHECIMENTO DE CRISTO... pois a FÉ... VEM PELO OUVIR A CRISTO FALANDO e O ESPÍRITO DE DEUS, aquele ESPÍRITO que Jesus diz que é O ESPÍRITO DA VERDADE mostra para a pessoa ouvinte, a verdade do que estamos falando. Nós TRANSMITIMOS o que JESUS ENSINOU e O ESPÍRITO DE DEUS MOSTRA A VERDADE e CONVENCE a pessoa. O nosso papel é esse: transmitir com palavras absorvidas da nossa própria comunhão com Jesus Cristo e o nosso testemunho de vida, as verdades do Reino de Deus.

Então, sendo o Espírito de Deus o Espírito da Verdade e esse mesmo Espírito é o que veio do Senhor Jesus, não é a nossa "repetição", não é a nossa "ironia" sobre determinados assuntos, não são nossas "acusações", não são os nossos "julgamentos" (só ficar apontando o dedo nos erros dos outros), não são as nossas "críticas" insistentes, não são as nossas "discussões" e/ou "debates" sobre determinados pontos que estão sendo ensinados de forma errada no Sistema Religiosos Humanista, não são as "polêmicas" provocadas por algo que falamos ou escrevemos... É A FÉ PELO OUVIR (tomar conhecimento, entender, acatar e cumprir) A PALAVRA DE CRISTO.

Compartilho estas reflexões porque vejo muito isso no Facebook e na internet em geral: as pessoas tentando transmitir algo da verdade usando muito as ironias, colocando posts irônicos e com contexto pejorativo, "tirando sarro" como o povo costuma falar popularmente... Muitos usando palavras ofensivas contra "pessoas" que estão lendo e comentando o que foi postado. Então, aos poucos foi surgindo um anseio muito grande no meu espírito de convidar os irmãos na fé... e outras pessoas também que sempre gostam de praticar a reflexão sobre as coisas... para fazermos todos uma reflexão neste final de ano. 


Quem me conhece já faz tempo, sabe que todo final de ano eu gosto de postar algo que incentive os irmãos e amigos a fazer uma profunda reflexão sobre o ano que passou e sobre o que pretendemos a respeito do novo ano que está se aproximando. Que possamos rever algumas atitudes nossas como propagadores do Evangelho de Cristo. Que no ano de 2015 possamos nos entregar mais nas mãos do Senhor Deus e Pai celestial para que ELE nos encha do Espírito Santo e a PALAVRA DE CRISTO seja ensinada, entendida, acatada e cumprida por muitos através daquilo que compartilhamos... E que possamos dar muitos frutos desse amor maior que tudo, que é o nosso Deus, o criador de todas as coisas!

Claro que não estou aqui dizendo que não se deve ser persistente em compartilhar algum assunto a respeito do que se anda ensinando no Sistema Religioso Humanista, pois se assim o Senhor Jesus determinar, que sejamos obedientes. Também não estou criticando ninguém. 

Estou compartilhando uma reflexão... uma reflexão que é um convite para várias reflexões...

Termino deixando dois versículos que esclarecem muitas coisas: 
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. ---- João 1:12-13


Que Deus abençoe você que chegou no meu blog e leu até o fim este recadinho! Que a paz de Jesus, o Cristo, Salvador do mundo, seja sobre a sua vida!

E GUARDE ISTO NO SEU CORAÇÃO:

  
E como eu estou falando do Evangelho de Cristo, claro que me refiro a convicção que você tenha sobre esse Evangelho!

Beijos no coração!