sábado, 19 de abril de 2014

CUIDADO... OU OUSADIA?

Olá a você que visita o meu Blog!
Que a paz do Senhor Jesus seja sobre a sua vida!

Estava olhando esta imagem no mural do Facebook... e de primeiro momento eu ia curtindo... Mas, então começaram a vir algumas reflexões ao meu pensamento e eu não pude curtir... Desde então, me sentei para refletir com o Senhor e comecei a escrever este texto baseada no que o Senhor foi me ensinando.

A primeira coisa que veio ao meu entendimento foi que realmente não temos que perder tempo “brincando” com o Diabo, porque um verdadeiro cristão não brinca com o Diabo, pois por que iríamos perder tempo “brincando” com um ser que é uma “afronta” às coisas do Senhor?! Está escrito que Deus é espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, então, que o crente seja coerente!

Depois veio a questão da postura de todos os apóstolos em relação ao Diabo, Satanás... O Apóstolo Paulo, por exemplo, nunca demonstrou “cuidado” ou “medo” do que o Diabo poderia fazer... Uma das coisas que ele disse foi: “Quem nos separará do amor de Cristo?” E ele relata nesse texto bíblico muitas situações pelas quais o crente pode passar ao longo de sua vida cristã... Você pode ler isso em Romano 8.

Então, para o diabo fazer algo e “destroçar” a vida de uma pessoa, como é possível??? Só encontramos uma resposta, uma possibilidade: isso ocorre só se a pessoa estiver “sem Jesus”, "separada de Deus" por isso!! 

Quero deixar claro que eu estou falando aqui de uma relação de “poder”... o suposto “poder” do diabo sobre a vida de um crente em Jesus Cristo. Nesse específico caso o Diabo não tem poder sobre aquele que entregou sua vida para Jesus! Se for assim então Deus e Jesus mentem?? Deus não é homem para que minta! E antes que você pense no caso de Jó, esse é um outro assunto. Ali no caso de Jó não foi uma questão de “poder” do Diabo sobre a vida de Jó porque Jó “brincou” com o Diabo!! Ali foi um desafio contra Deus, mas eu não vou compartilhar nada aqui sobre esse caso de Jó porque o enfoque do texto não é esse. Num outro post, quando Deus me permitir eu escrevo sobre esse texto de Jó.

O Diabo não tem medo do crente por causa da “atitude” de “orar” e “jejuar”... isso eu concordo, pois não é a atitude em si de jejuar a orar que faz alguma coisa contra o Diabo... Mas, quando essas atitudes de orar e jejuar mostram, refletem... que o crente TEM UM RELACIONAMENTO COM DEUS e COM JESUS... é o RELACIONAMENTO com DEUS E JESUS que faz a diferença!! Pois o Diabo não tem poder sobre a vida do crente que tem RELACIONAMENTO COM DEUS e JESUS... porque Deus respalda esse relacionamento por meio do Espírito Santo que habita no crente!! O Diabo “vê” o relacionamento do crente com Deus por meio de Jesus!

Separei alguns versículos que nos ajudam a compreender o significado do nosso relacionamento com Deus:

- João 3:35 >> O Pai ama o Filho, E TODAS AS COISAS ENTREGOU NAS SUAS MÃOS. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

- João 12:46 >> Eu sou a luz que vim ao mundo, para que TODO AQUELE QUE CRÊ EM MIM NÃO PERMANEÇA NAS TREVAS.

- João 14:12 >> Na verdade, na verdade vos digo que AQUELE QUE CRÊ EM MIM TAMBÉM FARÁ AS OBRAS QUE EU FAÇO, E AS FARÁ MAIORES DO QUE ESTAS, porque eu vou para meu Pai.

- Atos 13:39 >> E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, POR ELE (JESUS) É JUSTIFICADO TODO AQUELE QUE CRÊ.

- Romanos 1:16 >> Porque não me envergonho do EVANGELHO DE  CRISTO, POIS É O PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

- Romanos 10:4 >> Porque o FIM DA LEI É CRISTO PARA JUSTIÇA DE TODO AQUELE QUE CRÊ.

- I João 5:5 >> Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Boa pergunta não? Quem vence o mundo que “jaz” (está morto) no “maligno” (o Diabo, Satanás e seus demônios), senão aquele (o crente) que “crê” que Jesus é o Filho de Deus?

Quanto ao que a está escrito na imagem, sobre que o Diabo não teve medo de Jesus nem após Jesus ter passado 40 dias no deserto orando e jejuando??

Precisamos entender uma coisa: Jesus estava com Deus na criação do mundo, isso está registrado pelo Apóstolo João quando ele fala que Jesus é o Verbo de Deus. Jesus enquanto estava com Deus antes de vir à terra, sempre teve toda a bagagem (digamos assim) de poder que o Deus Pai tem. Jesus tinha (e tem) a natureza divina de Deus. Mas, quando ele veio à terra, não veio como “divindade”, ou seja, com o poder que tinha no céu sendo Filho de Deus e tendo a mesma natureza divina que Deus tem. Ele veio como “carne”, como “homem”. Era necessário que ele viesse como “carne” (natureza humana). Ele despiu-se de sua “glória de Filho” para cumprir de fio a pavio tudo o que Deus Pai determinou que cumprisse “como homem” (ou como um ser humano)!! 


Esse encontro de Jesus com o Diabo (Satanás) aconteceu por nossa causa (por causa da humanidade)! Para ficar como exemplo para nossa edificação espiritual que: se o Diabo vier com o mesmo tipo de “tentação” para o nosso lado e nós o rechaçarmos com nossa fé em Deus na pessoa de Jesus Cristo, crendo e atentando para os ensinamentos de Deus explicados e explicitados por Jesus... o Diabo é vencido!!! Jesus nos mostrou ali que o Diabo vai tentar o ser humano com um falso ensino, usando de sutileza para enganar o povo usando até aquilo que Deus mandou deixar escrito!!

E mais, quando Jesus enfrentou o Diabo no deserto... Jesus ainda estava em forma de homem e mesmo assim ele venceu a tentação do Diabo! Mas, agora, Jesus não é mais homem! Jesus já cumpriu como homem o que as escrituras falavam dele, morrendo na cruz como homem e ressuscitando! Agora a situação é diferente! Agora ele está sentado à “destra” de Deus e voltou a ter todo o poder divino que sempre teve!! Jesus agora é Rei dos Reis, Senhor dos Senhores! E por meio do Espírito Santo que passa a habitar em nós, passamos a ter respaldo do Pai e do Filho!!

Quanto a palavra SUBMETER... ou submeter-se... PARE E PENSE no tremendo poder que há em alguém submeter-se a você? Só para você ver a seriedade dessa palavra, eu deixo aqui os significados da palavra SUBMETER-SE:


Depois de tudo isso que você já esteve refletindo junto com este texto, penso que: você há de concordar comigo de que não devemos dar ao Diabo uma importância que ele não merece e não tem!!!

E realmente o Diabo não tem que temer o crente, ELE TEM QUE SUBMETER-SE AO CRENTE assim COMO SE SUBMETEU A JESUS... Porque O PODER QUE HÁ em Jesus RESPALDA A PALAVRA DO CRENTE. Mas, veja bem: respalda o crente VERDADEIRO. Não tem que dar uma de SIMÃO, O MÁGIGO (uma das representações do falso convertido). Você conhece Simão o Mágico? Não? Então leia o relato sobre ele na bíblia, Novo Testamento.

E o crente não tem que se sentir acuado, abalado, ter medo do Diabo ou ter “cuidado” com o Diabo SE NA SUA VIDA CRISTÃ ESTÁ EM PAZ COM DEUS... NUM RELACIONAMENTO PLENO COM DEUS, SENDO JESUS CRISTO O MEDIADOR.

PENSE COMIGO: quem a bíblia explica que era o Diabo? Era a serpente citada no relato de Adão e Eva. O Diabo-Satanás (a serpente) era um anjo de luz que vivia no céu com os outros anjos. Então ele foi expulso por desobediência e arrastou consigo uma terça parte dos anjos que caíram com ele. Caíram da graça de Deus. Então o que é o Diabo afinal? É um anjo caído. E o que são os anjos? Está explicado na bíblia que os anjos bons são seres ministradores enviados por Deus para ajudar os crentes. Leia Hebreus 1:14. Aliás leia os versículos antes desse e os depois. Bem edificante!

Então, por dedução, o Diabo-Satanás não tem divindade nenhuma... é apenas um  anjo caído! E Jesus já venceu o poder dele na cruz! O papel dele é de "acusador", "tentador", "maligno". Está escrito:  MAIOR É O QUE ESTÁ EM NÓS - JESUS - DO QUE QUELE QUE ESTÁ NO MUNDO - O DIABO!!

Eu fui buscar no dicionário, também, o significado da palavra MEDO:


O crente em Jesus não tem que ter medo algum do Diabo, ou do suposto poder que ele tem!! Você viu aí o que significa medo? Portanto esse estado emocional num crente, não deve ocorrer, mas, mesmo assim, se ocorrer (porque somos humanos, sentimos medo) a bíblia registra em Romanos 10:13: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor (Jesus) será salvo.

Só tem um "porém" nessa questão como diz no versículo seguinte: “Como, pois, invocarão aquele (Jesus) em quem não creram?” Só invoca o nome de Jesus quem crê NELE. Isso o Diabo sabe. 

Em Atos dos Apóstolos 19: 13 ao 15 está registrado um acontecimento que eu quero que você leia e medite bem sobre ele:

“E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?

Também fui pesquisar no dicionário a palavra NEUTRALIZAR, porque nas palavras da imagem, essa que coloquei no início do meu texto, dão a impressão de que essa ação de neutralizar a ação do Diabo é uma coisa muito pequena, que neutralizar a ação do Diabo não significa tanto poder assim... De forma dissimulada está minimizando o que Jesus fez com o Diabo ao ser tentado por ele... De certa forma, minimiza também, o que Jesus faz hoje ao dar autoridade para o crente neutralizar a ação do Diabo... Olha só o que é neutralizar:


Só esses significados que encontramos para a palavra neutralizar, já seria suficiente para estarmos apaziguados (digamos assim) em relação a essa chamada de atenção escrita nessa imagem!! Mas, o FATO É que JESUS VENCEU NA CRUZ! Veja só este texto de Coríntios:

I Coríntios 15: 54-57:
"Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas, graças a Deus que nos dá vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."

Vamos, QUESTIONE-SE JUNTO COMIGO: O QUE JESUS VENCEU NA CRUZ?

JESUS derrotou, ou venceu, três poderes (digamos assim) ao morrer na cruz: 1) O Poder do Pecado - 2) O Poder de Satanás - 3) O Poder da Morte.

1) O Poder do Pecado:
- O pecado é o que contamina o homem: Jesus fez-se impuro (como homem) para purificar com sua morte àqueles que eram impureza.
- O pecado separa o homem de Deus: Jesus, excelente em Poder, Glória e Sabedoria, separou-se de sua Majestade e Divindade a fim de trazer o homem (barro, pó) para a reconciliação com Deus.
- O pecado enfraquece: Jesus, Senhor dos Senhores, despiu-se de seu poderio, para fortalecer o fraco e abatido pecador.
- O pecado aprisiona: Jesus, O libertador, fez sua maior obra quando se deixou aprisionar pela morte a fim de libertar aquele que se achava livre em seus deleites e delitos.
- O pecado mata: Jesus, despiu-se do manto da imortalidade para dar vida aos mortos no pecado.

Ao morrer na cruz, Jesus libertou o homem do jugo do pecado e fez o homem santo Nele, para Ele.

2) O Poder de Satanás:
- Satanás é o enganador e pai da mentira: Jesus trouxe consigo a verdade, pois Ele é a Verdade.
- Satanás é o ladrão e destruidor: Jesus destruiu as suas obras (esse suas refere-se a Satanás, o Diabo) morrendo na cruz.
- Satanás é o acusador e opositor: Com sua morte, Jesus constituiu-se Advogado e Socorro sempre presente.
- Satanás é o matador: A morte de Jesus transformou-se em vida para os mortos pelas cadeias de Satanás. A morte de Jesus operou vida para os mortos.

Satanás, ainda tem “ação”, mas, a morte de Jesus nos dá Poder e Autoridade sobre Ele e seus demônios. Aleluia!

3) O Poder da Morte:
- A morte vence tudo que é material: A morte de Jesus fez nascer em nós algo espiritual que a morte não pode matar. A nossa fé.
- A morte destrói a esperança: A morte de Jesus é o testamento que temos Dele, em como que, ainda que durmamos (morrer, em Jesus, é apenas dormir), somos vencedores da morte.
- A morte é o fim: A morte de Jesus foi o princípio da vida do homem, e é Vida Eterna. Coitada da morte, pois Jesus é VIDA!
- A morte é o último juízo e destino: Ao morrer Jesus tornou-se digno de julgar a todos como: O Grande Juiz (João 5:27). A morte de Jesus deu ao homem o mapa do destino final que Deus, O Pai quer para o homem, a Vida e não a Morte.
           
A morte de Jesus operou e continua operando ate hoje “Vida”. Tudo por Amor, amor ao pecador. Essa morte é a única que pode ser aclamada como “poderosa” e “eficaz” para dar Vida ao homem independente de seu nome, seu passado, seu status, sua raça ou sexo.

Enquanto para alguns, a morte de Jesus pareceu a desgraça maior que poderia acontecer para sua família e seus seguidores, na verdade para Deus era a sua obra-prima para o resgate de sua criação: o homem.
O que seria vergonha perante a lei dos Judeus e Romanos, é para nós Testemunho, Poder, Graça, Esperança e Vida, em Jesus, o Cristo.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” - Assim disse Paulo em Romanos 6:23!!

Finalizo meu texto compartilhando o seguinte: há um “povo” que tem por “liderança” pessoas que, para manter esse mesmo povo como “liderados”, “seguidores” fiéis de suas doutrinas, fica incitando, instigando nesse povo que lidera, que esse povo procure fazer as coisas corretas ou as boas obras ou o testemunho de vida... pensando mais em “não dar brecha ao Diabo” (por medo do poder dele) do que para agradar a Deus!!

Nosso testemunho de vida cristã não tem que estar pautado em “não dar brecha para o Diabo”. Nossa vida cristã tem que estar pautada no AMOR A DEUS manifestado na pessoa de Jesus, o Cristo. E desse relacionamento de amor com o Pai e com o Filho tem que resultar o amor ao próximo como nos amamos a nós mesmos!! Quando nossa vida está pautada nessa forma de relacionamento com Deus e com Jesus e somos templo do Espírito Santo, então não brincamos com o Diabo, e entendemos o que está escrito no Salmo 23:

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda". Salmos 23:4-5

Peço que você dê um pulinho neste link ABAIXO:

http://www.jacuipenoticias.com/religiao/agosto/leao.htm e dê uma lida no texto: O LEÃO QUE RUGE. Quem é o leão? Por que ele ruge? E o que devemos fazer em relação a esse leão?

DEUS ABENÇOE A SUA VIDA. A PAZ DO SENHOR JESUS!

UM ABRAÇO! E ATÉ UMA PRÓXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário